CURIOSIDADES | 14 de jun valentines blog

Dia dos Namorados X Valentine’s Day

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho, uma data completamente diferente do chamado “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim) que é comemorado no mundo todo no dia 14 de fevereiro. Mas você sabe por que no Brasil a data é diferente? Bom, é isso que você vai descobrir agora.

Por aqui, desde 1948 comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 de junho e a razão da escolha do mês em nada tem a ver com a véspera do Dia de Santo Antônio (conhecido como o Santo Casamenteiro). As razões são puramente comerciais.

A ideia de estabelecer uma comemoração de “Dia dos Namorados” em junho surgiu do publicitário João Doria (pai do atual prefeito de São Paulo). João Doria foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que eram muito fracas.

Junho foi escolhido porque era o mês em que as vendas eram ruins, mas a escolha do dia 12 foi sim, devido à véspera do Dia de Santo Antônio (13 de junho).

Doria criou a primeira propaganda que instituía a data no Brasil. A partir daí, a data “pegou” nos anos subsequentes, outras regiões começaram a aderir e a comemoração se tornou nacional.

Hoje, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Compartilhe este post com os seus amigos!

See you next post.

Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.