CULTURA | 15 de ago Práticas estrangeiras que melhoram a vida das pessoas. blog

Práticas estrangeiras que melhoram a vida das pessoas

Conhecer novos lugares e culturas sempre agregam muitas coisas positivas para a nossa vida não é mesmo? Agrega conhecimento, novos comportamentos, mudanças positivas e nos tornam seres humanos melhores.

Que tal aprender com outros países algumas práticas sustentáveis que tem o potencial de melhorar a nossa vida, sem necessariamente ter que ir à esse país?

É isso que nosso blog traz hoje para você. Fizemos uma lista de algumas práticas estrangeiras que melhoram a vida das pessoas para que juntos possamos tornar nosso dia a dia cada vez mais agradável e saudável.

Alemanha

Receber por embalagens devolvidas

Você sabia que na Alemanha você recebe dinheiro por devolver as embalagens? Ao comprar uma garrafa de água, você está pagando um valor que é referente à embalagem. Quando você devolve essa embalagem lá, você pode pegar o dinheiro referente à embalagem de volta. Em alguns estabelecimentos existem máquinas que já identifica o tipo de embalagem e libera o valor devido.

O valor varia de acordo com o material da embalagem. Podem ser devolvidas embalagens de PET, vidro e latas. Isso incentiva as pessoas a não poluírem o meio ambiente, contribui para a reciclagem e ainda ajuda a população a economizar.

Espanha

Tirar la siesta

Sabe aquele famoso cochilo depois do almoço? Então, para os espanhóis isso é quase uma tradição. O cochilo, chamado de siesta, dura meia hora. Por lá é comum ver estabelecimentos fechados na hora do almoço.

É cientificamente comprovado que um curto período de sono contribui para o estado de alerta do cérebro.

Irlanda

Máquina de moedas nos ônibus

Na Irlanda, o sistema de pagamento dos ônibus aceita várias opções. Você pode pagar com cartões recarregáveis (igual no nosso sistema), mas há também a possibilidade de pagamento em moedas.

Ao entrar no ônibus, você pode depositar as suas moedas em uma caixinha que fica ao lado da cabine do motorista, ela reconhece os valores e o motorista libera a sua entrada. Se houver troco, a máquina imprime um recibo com o valor que você deve receber de troco, aí é só ir em algum centro de vendas de tickets e apresentar o papel.

Europa

Não pagar imposto (TAX FREE)

Quem já viajou para algum país da Europa já deve ter usufruído desse direito. Quem viaja à passeio para países da União Europeia tem direito à restituição dos valores pagos pelo imposto sobre as vendas, o VAT (Value-Added Tax). Isso acontece porque como essa taxa é revertida em benefícios para a população local e o turista não vai poder usufruir, ele tem direito a receber o imposto de volta. Contudo existem algumas regras, não vale para comida por exemplo, apenas para bens duráveis de uso pessoal.

Inglaterra e Estados Unidos

“Free tap water”

Água da torneira de graça é costume popular em alguns países. Nesses lugares, é comum você chegar em um restaurante e o garçom trazer uma jarra ou copos de água como cortesia.

França

Tetos sustentáveis

Desde de 2015, uma lei obriga novos prédios e construções comerciais da França a instalar telhados verdes ou painéis solares. A lei existe para reduzir o uso de energia, os painéis captam luz solar durante o dia e geram eletricidade para uso próprio.

Os tetos ecológicos, contribuem para o isolamento do calor, diminui o uso de energia e atuam no combate à poluição, além de melhorar o visual das cidades claro.

Gostou das ideias?

Compartilhe este post com os seus amigos!

See you next post.

Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.