sistema de notas eua

Como funciona o sistema de notas nas escolas dos Estados Unidos

As escolas americanas têm papel recorrente nos filmes e nas séries que consumimos, e dentre tantos aspectos apresentados ali que se distinguem do ensino brasileiro, um deles são as notas. 

Ao receberem os resultados dos testes, vemos muitos alunos com avaliações referentes às letras do alfabeto. Os que se saíram muito bem costumam tirar “A” e “B”, os razoáveis chegam ao “C”, os que precisam melhorar mais recebem um “D” e há também o temido “F”, quando a situação não está nada boa.

Mas afinal, o que todas essas letras significam? Como funciona o sistema de notas nas escolas americanas? Vamos lhe explicar.

Mais conhecidos como grading system, o sistema de notas nas escolas americanas é representado pelas letras do alfabeto, as quais representam um valor específico. Confira a seguir os valores numéricos equivalentes às letras.

Nota AlfabéticaPorcentagem de acertosGPA (Grade Point Average)Equivalente nas notas brasileiras
A90%-100%4.09,0 – 10,0
B80%-89%3.08,0 – 8,9
C70%-79%2.07,0 – 7,9
D60%-69%1.06,0 – 6,9
F< 60%0.0< 6,0

Existem ainda os símbolos de “+” e “-“ que podem acompanhar as letras, no caso, são usados para ter um ranqueamento mais preciso das notas ou no cálculo do GPA. Dessa forma, eles podem ser comparados a porção decimal equivalente no Brasil. 

Na prática funciona assim: um “A+” pode representar uma nota entre 9,7 e 10, enquanto apenas um “A” seria algo entre 9,6 e 9,3. 

Como as notas são distribuídas

As avaliações nas escolas americanas funcionam similar as do ensino superior no Brasil, ou seja, ela não depende apenas das provas, mas é dividida com outras atividades. 

A cada exercício passado, independente da complexidade ou tamanho, o aluno recebe uma pontuação por ele. Ao final do trimestre ou semestre, as atividades recebem um peso e, dessa forma, se calculam a média. 

Lembrando que esse sistema é o mais utilizado no elementary school e high school, equivalente ao ensino fundamental e médio brasileiro.

No que consiste o GPA

O Grade Point Average, mais conhecido como GPA, nada mais é que o histórico acadêmico do aluno. Ele consiste na média geral de todas as disciplinas do high school (equivalente ao ensino médio brasileiro), com um cálculo que varia de 0 a 4.

O GPA tem como objetivo medir o desempenho dos alunos em escala única, por isso ele é tão importante para os estudantes americanos. Já os brasileiros que tentam vaga em universidades dos Estados Unidos, têm seu GPA calculado em cima dos três anos de ensino médio nacional, visto que lá o período dura quatro anos.

No GPA as letras possuem valor numérico específico, sendo “A” o máximo e “F” o mínimo. Confira o quadro.

A4
B3
C2
D1
F0

Embora pareça complicado, o sistema de avaliação americano se torna fácil de aprender quando se convive com ele.