ensino medio nos eua

Ensino Médio Nos Estados Unidos: Entenda Como É

Chamado de High School, o ensino médio nos Estados Unidos funciona de forma bem diferente do Brasil. Ele não se distingue apenas no sistema de notas, como também em toda sua base.

Para começar, lá a duração do período é de quatro anos e não três, tendo um nome específico para cada um deles. Assim temos a 9ª, 10ª, 11ª e 12ª série, divididas em:

  • Freshman (14/15 anos) – alunos do primeiro ano de High School
  • Sophomore (15/16 anos) – alunos do segundo ano
  • Junior (16/17 anos) – alunos do terceiro ano
  • Senior (17/18 anos) – alunos do último ano, chamados também de veteranos

As grandes diferenças entre o ensino médio americano e brasileiro

No que diz respeito ao ensino, as escolas americanas saem na frente das brasileiras. Isso porque nos Estados Unidos, as instituições focam no desenvolvimento do aluno como pessoa e profissional.

Dessa forma, existem as disciplinas obrigatórias: Matemática, Literatura e História; e as optativas, que podem ser tanto as matérias convencionais, como Estudos Sociais, Geografia, Biologia e Química, ambos com laboratório. Ou as de apelo vocacional, como Artes, Marketing, Carpintaria e Mecânica.

Essa é a  grande diferença entre os ensinos americano e brasileiro. Lá fora os alunos são incentivados desde a escola a descobrir sua vocação. Eles possuem inúmeras aulas de laboratório e podem escolher as disciplinas que possuem maior afinidade.

Quem tem interesse em cursar Direito, por exemplo, tem aulas mais específicas, tendo até mesmo visitas a tribunais e simulação de audiências. Assim como quem pensa em seguir medicina tem matérias focadas na área escolhida e diversos laboratórios para colocar em prática o aprendizado.

As escolas americanas também possuem muitos clubes, que oferecem atividades fora da sala de aula. Eles auxiliam os alunos a desenvolver desde cedo uma carreira. 

As instituições de ensino, tanto pública quanto particular, que adotam esse sistema de divisão das matérias do ensino médio possuem três designações:

  • College Prep (CP) – considerada mais branda
  • Honors – considerada intermediária
  • Advanced Placement (AP) – considerada mais avançada

O aluno que frequenta escolas desse modelo busca se preparar para ingressar na faculdade assim que finalizar o high school. 

Incentivo ao esporte

Diferente do Brasil, a escola americana não possui apenas uma simples aula de Educação Física, visto que existe incentivo real ao esporte. Embora seja comum vermos muito do Futebol Americano nos filmes e séries, o estímulo para a prática acontece com variadas modalidades, desde ginástica artística até xadrez. 

Além de praticar, os alunos aprendem sobre o esporte escolhido, participam de torneios interestaduais e, conforme sua performance, podem receber bolsas de estudo para a faculdade. 

O que é ensinado nas escolas americanas?

A escola procura passar aos alunos maior senso crítico, com incentivo a averiguação de respostas e investigação de temas, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico. A análise crítica tende a ser bastante valorizada em todas as áreas. 

Há também o foco no aprimoramento da matemática e da linguagem, ensinando formas de analisar dados e estatísticas de forma mais simples. Quanto à linguagem, a literatura é muito respeitada, trazendo debates atuais até as salas de aula.