dia das maes nos eua

Como o dia das mães é comemorado nos EUA?

A criação do Dia das Mães foi uma homenagem à ativista Ann Jarvis. Durante toda a sua vida, Ann dedicou-se à caridade e trabalhou com bastante garra, mesmo nas épocas mais sombrias e desafiadoras dos Estados Unidos. 

 Ann Jarvis faleceu em 9 de maio de 1905, no estado da Filadélfia. Em 1908, a filha de Ann realizou pela primeira vez a celebração do Dia das Mães, como uma forma de homenagear a sua mãe por ter sido uma mulher forte, carinhosa, dedicada, amorosa e com um grande senso de justiça. Graças ao esforço de Anna para relembrar e comemorar a vida de sua mãe, a celebração logo se espalhou por todos os Estados Unidos. 

Em 1914, o presidente norte-americano aprovou uma proposta vinda do Congresso e oficializou a criação do Dia das Mães, que seria comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio. 

Não é nenhuma novidade que, em pouquíssimo tempo, a data alcançou uma posição de destaque entre as celebrações mais importantes e adoradas do ano. Tanto é que no Brasil, apesar de ter sido oficializada apenas em 1932, a data já era comemorada desde a época de sua aprovação nos Estados Unidos. 

A celebração nos Estados Unidos

Como país de origem da data, os Estados Unidos contam com algumas tradições bem específicas para celebrar o Dia das Mães. Quer conhecer alguma delas? Então é só continuar a leitura!

Presentear com flores

Os presentes mais comuns de Dia das Mães nos Estados Unidos são os bouquet de flores. Nessa data, as rosas e os cravos vermelhos são as flores mais procuradas. As rosas, por lembrarem o amor e os cravos por um quesito mais tradicional, já que eram as flores favoritas de Ann Jarvis, ativista que inspirou a criação da data.

Jantares

A celebração do Dia das Mães geralmente começa cedo, com um café da manhã especial e feito pelos filhos servido na cama. Porém, se engana quem pensa que essa é a refeição mais importante do dia nessa ocasião.

Como o preparo de refeições tem tudo a ver com a data, já que a maioria das mães são as responsáveis pela cozinha, muitos filhos presenteiam as suas mães também com grandes jantares, reunindo os pratos favoritos e convidando as pessoas mais importantes.

Dia de folga

Obviamente, nesta celebração as mães não ganham apenas folga da cozinha. Na verdade, o dia é todo planejado para dar aquela merecida pausa para as homenageadas. Nesse dia, os filhos se dividem para realizar todas as tarefas possíveis e, assim, evitarem qualquer tipo de preocupação para a homenageada.   

Depois de conhecer essas tradições e a história por trás dessa celebração, fica óbvio que o objetivo maior do Dia das Mães é valorizar e demonstrar gratidão para essas mulheres que demonstram tamanho cuidado, carinho e amor. Por isso, independente da tradição que você adote, não se esqueça de que a gratidão é o maior presente.

Diz aí, alguma dessas tradições combina com as suas? Tem alguma delas que você com certeza adotaria para celebrar o seu Dia das Mães? Conta pra gente na seção de comentários!