curiosidades sobre harvard

10 Curiosidades Sobre Harvard, a Universidade Mais Popular do Mundo

Quem nunca escutou falar sobre a Universidade de Harvard? É uma das universidades mais populares do mundo e uma das instituições de ensino superior mais antigas dos Estados Unidos da América (EUA), fundada em 1963.

Tamanha reputação foi construída ao longo de vários séculos, sendo que o seu sistema de ensino é copiado e prestigiado por todos os cantos do mundo. Esse colosso educacional está localizado na cidade de Cambridge, em Massachusetts, região metropolitana de Boston.

Quando a Instituição foi fundada, seu nome era New College, e só foi nomeada de Harvard três anos após a sua fundação, em uma homenagem a um dos fundadores, John Harvard. A universidade possui 22 mil alunos – 6,7 mil na graduação e 15,3 mil na pós – e um complexo e difícil processo seletivo.

Muitos brasileiros têm interesse em conquistar uma bolsa em Harvard, e não é impossível como muitas pessoas pensam.

Saiba mais sobre a universidade e suas curiosidades.

1 – Como estudar em Harvard?

Você já ouviu falar sobre a política de admissão need-blind?

Trata-se de um método usado por algumas Instituições estrangeiras de Ensino Superior, que ao selecionar candidatos não levam em consideração a sua renda ou status social, apenas o seu conhecimento.

Esse é o método de Harvard, não interessa o poder aquisitivo dos candidatos, apenas se são bons. Para aqueles de baixa renda que são aprovados nos testes, a universidade oferece bolsas de estudo de até 100%.

As admissões seguem um modelo chamado Application. Primeiramente, os candidatos devem enviar resultados de testes padronizados (ACT e SAT), junto com exames de proficiência em inglês. Também são solicitados textos que apresentam o estudante ao comitê de admissão.

A candidatura deve ser submetida até o prazo estabelecido pela própria universidade. Além disso, o processo seletivo é um dos mais concorridos do mundo, sendo que a taxa de aceite gira em torno de 5%, ano após ano.

É bom lembrar que estamos falando do processo regular para graduação, sendo que o processo seletivo de pós graduação e intercâmbio pode ter variações. Também é possível fazer cursos online completamente gratuitos na universidade de Harvard.

2 – Números impressionantes

Para você ficar impressionado, já passaram por Harvard 157 laureados com o Nobel, o maior número do mundo. Também há 48 contemplados pelo Pulitzer (prêmio literário), 14 pelo Turing (premiação de informática) e 18 vencedores da Medalha Fields (premiação de maior destaque em Matemática).

Além disso, a instituição de ensino superior americana soma mais de 371 mil alunos diplomados. Entre eles, oito presidentes dos Estados Unidos, como também importantes intelectuais, cientistas, líderes políticos e celebridades que formaram-se por lá.

Cerca de 59 mil estudantes formados por lá são estrangeiros, vindos de mais de 200 países. Entre os brasileiros que passaram pela instituição está Jorge Paulo Lemann, um dos maiores empresários do Brasil.

O fundo patrimonial da instituição de ensino superior conta com 38 bilhões de dólares. Essa reserva possibilita grandes investimentos em pesquisa, projetos e custeio de alunos que não tenham como pagar pelos estudos.

Esse valor é quase todo adquirido por doações – maioria delas de ex-alunos -, sendo a universidade que mais recebe doações do mundo.

3 – Sistema de biblioteca

O sistema de bibliotecas de Harvard é o mais antigo dos Estados Unidos, contando com 79 bibliotecas ao todo. A Biblioteca Memorial Harry Elkins Widener é a maior de todas elas.

Existem mais de 3,5 milhões de livros distribuídos em 57 quilômetros de prateleiras. O número de livros é tão grande que foram construídos quatro andares subterrâneos na biblioteca principal para armazenar todos eles!

4 – Estádio mais antigo do país

Harvard possui um famoso estádio de futebol em forma de U no bairro de Allston, em Boston. Ele é o estádio mais antigo dos EUA, construído em 1903. Ele imita elementos da arquitetura grega e romana e tem capacidade para mais de 30 mil pessoas.

5 – Proibido filmar

Filmagens dentro de Harvard são raras. Desde 1970, a instituição tem uma política restrita de não permitir equipes de câmeras no campus.

A instituição acredita que tequipes de filmagem de Hollywood no campus seria uma distração para os alunos.

6 – Número da sorte

Harvard tem uma conexão com o número oito, pois oito ex-alunos da instituição assinaram a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como oito ex-alunos se tornaram presidentes do país. Além disso, Harvard também faz parte da Ivy League, que conta com oito universidades.

7 – Harvard X Yale

A rivalidade entre as universidades Harvard e Yale teve início em 1875, principalmente por causa do futebol americano. Essa rivalidade resultou na criação do primeiro estádio de futebol americano de concreto, já citado em um tópico anterior.

8 – Mais antiga que o cálculo

Harvard é tão antiga que quando foi fundada a matéria “Cálculo” não era oferecida pela instituição, pois ainda não havia sido inventada.

9 – Rachaduras

Harvard possui algumas rachaduras, provenientes de balas de canhão disparadas das janelas dos dormitórios durante a Guerra Revolucionária.

10 – Altos salários

A instituição é famosa por sua excelência acadêmica, com salário médio de um recém-formado superior a 60 mil dólares por ano. Um engenheiro de software formado em Harvard ganha em média 105 mil dólares, engenheiros elétricos 97 mil dólares e um cientista de dados 114 mil dólares.