habitos e costumes dos ingleses

10 Hábitos e Costumes Dos Ingleses que Você NÃO SABIA!

A cultura britânica é uma das que despertam maior curiosidade entre os brasileiros, principalmente por causa dos filmes, livros e séries que chegam de lá. Em resumo, os hábitos e costumes dos ingleses são, no mínimo, excêntricos para nós – e isso não quer dizer que sejam ruins.

Mas nem todos os hábitos e costumes dos ingleses estão presentes na sua arte. Existem alguns costumes que só podem ser percebidos por quem vive na realidade britânica. Eles são muito comentados por brasileiros que vão morar na Inglaterra.

Listamos dez hábitos e costumes dos ingleses que, provavelmente, você não conhecia!

1 – Alimentação

Você conhece os principais hábitos alimentares dos ingleses? Primeiramente, você já deve ter ouvido falar da hora do chá, e é tudo verdade. Eles são obcecados por chá, e diariamente eles tomam um chá da tarde acompanhado por deliciosos biscoitinhos.

Mas não é só isso, pesquisas mostram que 98% dos britânicos tomam chá com leite. Essa mistura é famosa por lá, fazendo contraste com o nosso popular café com leite. Mas cuidado, não é usado qualquer chá nesse caso, e sim o chá preto.

Mas talvez os brasileiros tenham dificuldade de acompanhar os horários de alimentação dos ingleses, uma vez que são mais cedo que os nossos. O jantar, por exemplo, acontece bem cedinho, podendo estar pronto até mesmo antes das 17 horas.

No almoço, nada de arroz com feijão, ou qualquer prato que dê mais “sustança” para as pessoas. Normalmente, eles comem sanduíches no almoço, principalmente para economizar tempo e voltar ao trabalho.

Enfim, eles têm o famoso fish and chips, que é basicamente peixe frito com batata. Esse prato é um dos principais da região, sendo encontrado com a mesma facilidade com que se encontra coxinha no Brasil. Talvez esse seja o prato mais popular deles.

2 – Dirigir em Londres

Dirigir na mão inglesa pode ser uma das experiências mais diferentes dos brasileiros que moram em Londres.

Enquanto no Brasil somos conduzidos pela faixa da direita, lá a mão certa é a esquerda.

3 – Educação e pontualidade

Expressões como “sorry”, “excuse me”, “pardon me” e “please” são comuns entre os britânicos, uma vez que eles são extremamente educados. Se um britânico esbarrar em você na rua, mesmo que de leve e quase imperceptível, ele automaticamente irá te dizer: “sorry”.

Além disso, eles tem a famosa “pontualidade britânica”.Chegam sempre no horário e nunca se atrasam para os compromissos e encontros. Não é à toa que existem mais de 400 relógios espalhados por Londres, inclusive o mundialmente famoso Big Ben.

4 – Guarda real

Sabe aqueles guardas britânicos conhecidos pelo mundo inteiro, de vestes vermelhas e chapéus pretos? Eles não estão atuando na frente do Palácio de Buckingham, a troca de guarda é real, esse ritual protocolar existe desde o reinado de Charles II, em 1660.

5 – Passeio pelo cemitério

No Brasil, é comum que muitas pessoas vão ao cemitério no Dia de Finados visitar os túmulos daquelas pessoas amadas que já se foram. Já os ingleses, passeiam pelo cemitério com muita regularidade, eles fazem isso na mesma frequência que vão aos parques.

Mas saiba que eles fazem isso com muito respeito, sempre andando pelo cemitério com respeito aos mortos.

6 – Fotos da rainha

A realeza britânica é a mais popular do mundo ocidental, mas ainda assim ela está presente no dia a dia dos ingleses. É possível encontrar uma foto da rainha, e de outros membros da família britânica, por todas as partes.

Por exemplo, se você for ao mercado comprar um biscoito, existe uma chance grande de encontrar uma caixinha com a foto da rainha.

7 – Horário de trabalho

Como já foi dito anteriormente, os ingleses são extremamente pontuais, e isso também se aplica ao trabalho. Eles costumam trabalhar das 9 às 17 horas, sem nenhum acréscimo de tempo. Isso por que eles valorizam muito o tempo de lazer e a família.

8 – Bank Holiday

Todos os feriados ingleses são chamados de Bank Holiday. O nome foi escolhido porque a maior parte do comércio e todos os bancos fecham, e sempre caem na sexta ou segunda-feira, com exceção do dia 26 de dezembro, que é chamado de Boxing Day, e também o feriado de Páscoa.

9 – Pubs

Os bares na Inglaterra são conhecidos como pubs. Importante símbolo da vida social britânica, são lugares onde os ingleses se reúnem para conversar, comer, beber e encontrar os amigos. Há milhares deles pelo país e são muito visitados por estrangeiros.

10 – Mensagem de voz

Os brasileiros já não são tão adeptos de ligações, muito menos mensagens de voz. Aqui no Brasil não é costume deixar uma mensagem de voz na caixa postal do celular. Mas se essa não é a nossa realidade, com certeza é o dia a dia dos ingleses.