livros para começar a aprender ingles

5 livros para começar a ler em inglês

A importância da prática dentro do aprendizado de um novo idioma é gigantesca. Afinal, se até mesmo em nossa língua materna temos dificuldades para lembrar de uma palavra que não é comum em nosso vocabulário, a situação é ainda mais complicada em um segundo idioma. 

No estudo do inglês a história não é diferente e para que a prática seja benéfica, é preciso que ela tenha como foco pelo menos uma das quatro habilidades necessárias no domínio de um novo idioma. São elas, a leitura (reading), a escrita (writing), a fala (speaking) e a compreensão (listening). 

Algumas atividades, como assistir a séries e filmes legendados, ouvir músicas e ler as suas letras ou conversar com pessoas fluentes, podem te ajudar em algumas dessas áreas. 

Hoje vamos falar de uma atividade para te auxiliar na leitura, escrita e até mesmo na fala do inglês.

Bem, para ter um aproveitamento positivo, tudo o que você precisa é iniciar a leitura de livros em inglês. Em um primeiro momento, essa missão pode parecer complicada, afinal, livros costumam ser obras longas, com milhares de palavras e uma boa quantidade delas podem ser desconhecidas para quem ainda não tem é fluente

Porém, você não tem motivo para temer. O objetivo com a leitura é justamente que você conheça novas palavras, aumente o seu vocabulário, perceba como acontece a construção das frases e da narrativa, além de treinar a sua pronúncia. 

Pensando em todos os benefícios que a leitura de um livro em inglês pode trazer para o seu aprendizado, nós separamos algumas recomendações de obras que podem fazer a diferença para o domínio no idioma. Não se preocupe, todas as indicações são de nível básico, ou seja, você pode iniciar a leitura sem medo de se sentir perdido ou de se frustrar. Confira!

1 – Peter Pan (J.M. Barrie)

O clássico da literatura infanto-juvenil mundial é uma das obras mais adaptadas do planeta. A história do menino que não desejava crescer já foi contada em contos, peças e em adaptações cinematográficas, sem perder o seu encanto característico. 

Além de possuir uma linguagem descomplicada, o fato da trama já ser conhecida facilita a sua leitura e compreensão

Uma boa dica é anotar todas as palavras ou sentenças que você ainda não conheça, para pesquisar o seu significado e uso após a leitura. A recomendação é que esse processo seja feito sempre ao fim dos capítulos, de acordo com o seu ritmo de leitura.  

2 – Charlotte’s Web (E.B. White)

Mais uma história clássica, dessa vez abordando a amizade de uma garota, um porco e uma aranha. Lúdica e emocionante, com uma trama simples e bem construída, essa obra é uma ótima indicação para iniciar o seu processo de leitura em inglês.   

3 – The Little Prince (Antoine De Saint-Exupéry)

Todos conhecem a lição sobre sermos responsáveis por aquilo que cativamos, entretanto, a grande maioria ainda não teve a chance de ler essa história cativante e, realmente, influenciadora da cultura mundial. 

Com uma linguagem acessível, fantasiosa e tocante, esse clássico precisa entrar na sua lista de leituras!

4 – The Hound of Baskerville (Arthur Conan Doyle)

Pode até ser estranho encontrar uma obra protagonizada por Sherlock Holmes em meio a essas indicações, mas acredite, até mesmo a obra de Arthur Conan Doyle pode te ajudar no caminho para dominar o inglês.

Algumas editoras americanas, como a Macmillan e a Penguin, adaptam obras clássicas, das quais The Hound of Baskerville é apenas um exemplo, para os mais diversos níveis de leitura. Desse modo, mesmo que você esteja no nível básico ou iniciante, ainda terá acesso a clássicos da literatura, escritos pelos maiores autores de todos os tempos. 

5 – Monica’s Gang (Maurício de Sousa)

Essa indicação é para aqueles que não abrem mão de um bom clássico nacional. A história da turma do bairro do Limoeiro conta com algumas das suas histórias mais famosas traduzidas para o inglês. 

Dessa forma, você pode se conectar com uma história essencialmente brasileira, que marcou a vivência de milhões de pessoas, no idioma que você deseja aprender. Como dizem, é a união do útil ao agradável. 

E aí, com todas essas indicações, que atendem todos os gostos,vamos colocar em prática a leitura de livros em inglês? 

Gostou desse conteúdo? Se sim, compartilhe esse artigo em suas redes sociais, assim, mais leitores poderão ter acesso a essas ótimas dicas!