Documentos e vistos para viajar pelos USA

No último post falamos de como planejar sua viagem internacional, mas e agora que você já escolheu seu destino, planejou tudo, fez um roteiro, mas seu destino final é ou passa pelos Estados Unidos? Você deve estar se perguntando, como eu tirou o visto americano? Quais documentos eu preciso? Bom, esse post vai esclarecer essas e outras dúvidas de quem pretende ir ou passar pelos Estados Unidos.

O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário DS-160, você encontra esse documento acessando o site  https://ceac.state.gov/genniv/. Esse formulário deve ser preenchido em inglês porém, o site tem um mecanismo que traduz as perguntas. Todas as informações devem ser atualizadas e precisas pois qualquer inconsistência de dados pode levar o processo ao ponto de partida. Atenção, salve cada etapa para evitar que a página expire e você tenha que preencher tudo novamente. 

Após o preenchimento do DS-160, é a hora do pagamento. Para vistos de visitantes que não exigem petição (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD), a taxa de solicitação (MRV) é de US$ 160. Para informações sobre as taxas dos demais vistos acesse o site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no site do agendamento, por telefone, em dinheiro em agencias do Citibank ou por boleto bancário. Essa é a única taxa a ser paga. 

Após a confirmação do pagamento (que costuma demorar em torno de 2 dias úteis), com o número de identificação do boleto do DS-160 e o recibo de pagamento da taxa MRV em mãos, é a hora de agendar a entrevista. Para agendar a entrevista acesse o site  http://brazil.usvisa-info.com, isso também pode ser feito pelo telefoneAtenção, para agendar a entrevista será necessário que você preencha um cadastro com seus dados pessoais e escolha a forma de entrega do passaporte. 

Em seguida, compareça ao nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), com o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160 em mãos para agendar a data para coleta dos dados (foto e impressão digital). 

Após todos esses passos, chegou a hora da entrevista na embaixada ou em um dos consulados. Os solicitantes menores de 16 anos ou maiores de 65 são dispensados dessa fase, mas podem ser convocados caso a embaixada ache necessário. 

Após ser aprovado na entrevista (o que é muito provável, hoje 96% dos pedidos são aprovados), você receberá seu passaporte com o visto americano no local escolhido no cadastro.

Com o visto em mãos é só arrumar as malas e aproveitar a viagem!!

Compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem.

Forte abraço e até o próximo artigo!
Ana Flávia, gerente de marketing do CCBEU.